quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Nasa pretende formar nova geração de astronautas em 2013

A agência espacial americana, Nasa, pretende contar com uma nova geração de astronautas para retomar a frente mundial na exploração do espaço. O projeto de liderança incluiria também chegar até um asteróide, retornar à Lua e pisar em Marte em um prazo de apenas 20 anos.
O diretor geral, Charles Bolden, pretende anunciar oficialmente a convocação nesta terça-feira, para as vagas do curso de astronautas de 2013.  A ação será feita em Washington, onde o diretor estará acompanhado de cinco alunos da turma de 2009.
Os primeiros alunos do corpo de astronautas da Nasa foram selecionados em 1959, antes do início das operações dos voos espaciais. Desde então, a Nasa selecionou mais de 20 grupos de astronautas e se prepara para recrutar o grupo da turma de 2013.

Requisitos para aprovação

Para serem aprovados, os candidatos devem ser cidadãos americanos e maiores de idade. Os selecionados vão participar dos mais modernos programas de prospecção da Nasa, com missões além da órbita terrestre baixa.
Outro ponto fundamental para entrar no programa é a formação acadêmica. Caso o candidato não seja piloto formado, deve ter uma titulação superior de uma "instituição credenciada" em Engenharia, Biologia, Física ou Matemática, com pelo menos três anos de experiência profissional. Caso o candidato tenha feito um mestrado, será levado em conta.
Fisicamente, é necessário que o candidato tenha uma estatura entre 1,57 e 1,90 metros, visão perfeita e uma pressão sanguínea que não ultrapasse140/90 milímetros de mercúrio.
Não há determinações para limite de idade, porém o histórico aponta para uma variável entre 26 e 40 anos.

Treinamento

Após serem aprovados em uma revisão preliminar, os candidatos, que  podem ser civis ou militares, passam por uma semana de entrevistas pessoais e exames médicos. Mesmo aprovados nessa etapa, não há garantia de que serão astronautas.
Os candidatos passam para o treinamento no Centro Espacial Johnson em Houston, com duração de dois anos, onde deverão sobreviver a condições extremas da natureza, além de cargas intensas de mergulho, nado e mudanças repentinas de pressão.
Aprovados como astronautas, os indicados passam a ser funcionários federais e têm um compromisso com a Nasa de permanecer, pelo menos, cinco anos. Os que não forem escolhidos já nesta etapa ainda podem fazer parte da agência em outros postos.
 
Projetos da agência espacial

A Nasa garantiu que continuará trabalhando na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), um projeto internacional do qual participam 16 países. Ainda assim, passa a tratar o envolvimento como uma preparação para os trabalhos posteriores.
Os novos astronautas vão ser preparados para viajar a bordo da Orion, o veículo polivalente que foi formulado com a tecnologia necessária para levar os astronautas além da órbita terrestre, o que marcaria o início de uma nova era da exploração espacial.
Após a aposentadoria dos ônibus espaciais, a Nasa iniciou uma nova geração de naves, de maior capacidade, potência e resistência, para as quais estes astronautas serão direcionados.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário