quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Simulação de Missão a Marte em isolamento total se prepara para abrir a escotilha amanhã

A tripulação do experimento inédito que simula uma missão de 520 dias a Marte está em contagem regressiva para a abertura da escotilha, que acontecerá amanhã. Os seis voluntários - três russos (dois médicos e um engenheiro), um astronauta chinês e dois engenheiros da Agência Espacial Europeia (ESA), um francês e um italiano -, estão trancados desde 3 de junho do ano passado no módulo de 160 metros quadrados, localizado nos arredores de Moscou.

O objetivo da missão experimental Mars500, que custou 15 milhões de dólares, é investigar quais seriam os efeitos, para o organismo humano, de uma viagem ao planeta vermelho. A pergunta é: será que as pessoas poderiam suportar o estresse de uma viagem de mais de seis meses para Marte? Para tentar descobrir a resposta, os tripulantes sairão da cápsula e vão direto para uma bateria de exames médicos específicos.

A equipe simulou uma caminhada pela superfície do planeta vermelho em fevereiro deste ano, após 257 dias de viagem. Na ocasião, eles saíram da nave em pesados trajes espaciais e se dirigiram a uma sala coberta de areia onde colocaram bandeiras para marcar sua chegada.

Os seis voluntários não estão expostos à microgravidade (ausência de peso) ou radiação solar, mas vivem como se estivessem realmente em um vôo espacial. Eles consomem rações alimentares especiais e tomam banho de chuveiro a cada dez dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário