terça-feira, 18 de outubro de 2011

Telescópio ROSAT pode cair esta semana


O satélite alemão ROSAT, um telescópio de raios X desativado, poderá cair na Terra mais cedo do que se esperava. A previsão inicial estabelecia o período da queda entre fim de Outubro e início de Novembro, agora a agência espacial alemã (DLR) afirma que a reentrada deverá ocorrer entre os dias 20 e 25 de Outubro, ou seja, a partir da próxima quinta-feira. Segundo a DLR, isto se deve a uma intensificação da atividade solar nos últimos dias.
Ele é menor do que o satélite norte-americano UARS que caiu no mês passado, mas foi construído de tal forma que sua maior parte deverá passar intacta pela reentrada, caindo quase inteiro.
A DLR estima que pelo menos metade do satélite cairá em um pedaço único, no solo ou no mar, com o restante se desfazendo em cerca de 30 pedaços menores.
A probabilidade de que os destroços atinjam alguém em terra é de 1 em 2.000.
Segundo a DLR, se isso acontecer, três países deverão pagar indenizações pelos danos: os Estados Unidos Unidos, que lançaram o satélite, o Reino Unido, onde ele foi fabricado, e a Alemanha, responsável por sua operação.

__________________________________________________________________
Se você quiser receber nossas atualizações de postagens por e-mail,
Envie-nos uma mensagem para contatotecnologiailimitada@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário