sábado, 17 de setembro de 2011

Satélite cairá na Terra nos próximos dias

 
Concepção artística do UARS (Upper Atmosphere Research Satellite)

O satélite artifical da NASA que pesa 6 toneladas e se chama UARS (Upper Atmosphere Research Satellite), colocado em órbita em 1991 pelo ônibus espacial Discovery chegou ao fim de sua vida útil em 2005, e irá cair em algum lugar da Terra entre o final de Setembro e o início de Outubro.
A NASA calcula que, pelo fato do satélite ser muito grande, ele não se queimará totalmente, e 26 pedaços grandes atingirão a superfície, o maior deles com cerca de 150 kg. A agência espacial só não sabe onde: pode ser em qualquer ponto do planeta, habitado ou não. A boa notícia é que a chance de que um desses pedaços atinja um ser humano é de 1 em 3.200, mas esse é um cálculo para "qualquer ser humano". Se o cálculo for feito para um ser humano específico a chance é de 1 em 22 trilhões.
Se isto acontecer, o que é muito improvável, será a primeira vez que um artefato espacial fará uma vítima humana.
Como não há forma de saber quando a reentrada começará, não será possível calcular o local exato da queda, que deverá arremessar pedaços por uma área de 800 km, segundo a Força Aérea do Estados Unidos, que irá rastrear a queda por radar.
Segundo a NASA, só será possível ter alguma informação mais precisa sobre o local da queda cerca de duas horas antes do evento. Sendo assim, a agência vai postar atualizações semanais até quatro dias antes da reentrada. Daí em diante, diariamente, até cerca de 24 horas antes da reentrada e, finalmente, 12 horas, seis horas e duas horas antes da reentrada - o endereço para acompanhamento é:

Nenhum comentário:

Postar um comentário